Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Problemas com excesso de ferro
Saiu no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista médica,em 2.002.
Ferro é o principal constituinte da hemoglobina,o pigmento dos glóbulos vermelhos que carreia o oxigênio para todos os tecidos do corpo.Ferro não é anti-oxidante.Pelo contrário:é OXIDANTE.
Oxidação é um processo destrutivo e, por isso, o organismo tenta limitar os danos provocados,controlando a ingestão de ferro pela alimentação.
Apenas recentemente,uma "overdose" de ferro foi reconhecida como um sério problema para a saude.A esse problema,correlacionam-se o câncer do reto e intestino grosso,distúrbios do fígado (câncer e hepatite),doenças cardio-vasculares,aumento da susceptibilidade a infecções,especialmente a malária,e grande tendência a permitir crescimento de bactérias de vários tipos.
O excesso de ferro cruza a barreira que existe entre o sangue e o cérebro e pode favorecer o aparecimento de acidentes vasculares cerebrais,doença de Alzheimer,Parkinson e esclerose múltipla.Mesmo em crianças,para quem o ferro ajuda no processo de crescimento,suplementações desse mineral podem até prejudicar o desenvolvimento daqueles que não apresentam sua deficiência.
O alerta deve ser dado principalmente aos pediatras que prescrevem suplementações de ferro frequentemente e,ainda,aos obstetras que,durante tratamentos pré-natais,recomendam ferro durante toda a gravidez sem se darem conta dos efeitos nocivos que possam advir,principalmente se as pacientes não estiverem com carência desse elemento.
 
Home