Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Cuidar do colesterol-medicamentos são mesmo necessários?
Exercício físico regular é prática bem mais eficaz na redução dos níveis de colesterol, de acordo com dois grandes estudos feitos nos Estados Unidos.
As drogas que diminuem os níveis de colesterol são largamente prescritas em todo o mundo, principalmente para a diminuição da fração LDL, chamada de "mau colesterol".Entretanto, exercícios regulares demonstraram efetividade similar aos medicamentos, no que diz respeito aos níveis de colesterol e sua fração LDL, sem mencionar outros benefícios a todo o estado geral do organismo.Os exercícios, não apenas reduzem o LDL, aumentam os níveis de HDL, chamado de "bom colesterol", e que ajuda na prevenção da aterosclerose.
Quanto de exercício físico seria necssário para que esses efeitos sobre o colesterol fossem notados? A prática diária de caminhadas, percorrendo cerca de 4 km por dia, já colabora na diminuição de LDL.A prática de "jogging",30 km por semana, aumenta as taxas de HDL.Segundo cientistas, não é a intensidade dos exercícios que conta mas a quantidade e frequência.
Essas conclusões foram publicadas no New England Journal of Medicine, num de seus números de 2.002.
É óbvio, e ninguém pode se colocar contra, que exercícios físicos regulares e compatíveis com a tolerância de cada um, são extremamente benéficos e salutares ao organismo. Nós médicos, por comodismo, nos acostumamos a receitar drogas para isso e aquilo, ao invés de nos preocuparmos em fazer os pacientes entenderem que as mais eficazes medidas de manutenção da saude estão nas MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA. Se "perdermos" um pouco de tempo, analisando com os pacientes o que eles podem mudar nos hábitos, tanto alimentares quanto de "modus vivendi", tantas condições degenerativas poderiam ser evitadas ou melhor suportadas.
 
Home