Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Pedras na vesícula e exercício
Em artigo publicado na DIGESTIVE DISEASE WEEK em maio passado,pesquisadores afirmaram que exercícios físicos regulares reduzem em 60% a incidência de cálculos na vesícula biliar.
Pedras na vesícula,que afetam cerca de 15% da população,formam-se quando a bile se acumula e permanece paralisada no interior da vesícula biliar.O colesterol,componente normal da bile,se cristaliza,favorecendo a formação das pedras.Algumas delas se dissolvem e outras permanecem,podendo provocar complicações que vão desde distúrbios digestivos leves até condições de obstruções de canais digestivos obrigando a remoção cirúrgica desse órgão.
Exercícios físicos movimentam melhor essa bile acumulada no interior da vesícula,dificultando a cristalização que evolui para a formação dos cálculos.
Os cirurgiões retiram cerca de 1 milhão de vesículas biliares por ano,só nos Estados Unidos e,com absoluta tranquilidade,afirmam aos pacientes que suas vesículas não são realmente tão necessárias.TOTAL INVERDADE.
Voce necessita desse órgão para ajudar na digestão de gordura.A vesícula estoca bile que ajuda a emulsificar a gordura ingerida e facilitar sua absorção.Acredite que necessitamos muito de gordura para permanecermos saudaveis,principalmente as do tipo ômega-3.Quando voce retira a vesícula é como voce quisesse lavar um prato engordurado com água pura,sem sabão.Voce não conseguirá fazer um bom trabalho.A bile atua como o sabão e ajuda a emulsificar a gordura para que a possamos absorver.Se voce não tiver vesícula biliar,há a necessidade de compensar sua perda com o uso de nutrientes necessários para a boa digestão daquelas substâncias.
O fato de que exercícios físicos servem como potentes ferramentas para evitar-se doenças da vesícula não é novidade.A obesidade é um grande fator que favorece a formação de cálculos biliares na vesícula e esses exercícios servem,obviamente,para prevenir ou controlar a obesidade.
Não nos esqueçamos de que se a Natureza nos fez com vesícula biliar,devemos conservá-la com conhecimento de hábitos de vida saudáveis.
 
Home