Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Hormonios da tireóide
Correntemente, os médicos costumam avaliar a função da glândula tireóide realizando testes no sangue que dosam 3 hormonios:TSH (ou hormonio tireo-estimulante), produzido na glândula hipófise e que estimula a tireóide a produzir os seus próprios hormonios;T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormonios estão envolvidos na regulação do metabolismo do corpo.
O grande problema é que esses exames laboratoriais demonstram os níveis dos hormonios no sangue mas não mostram quanto o organismo é capaz de usá-los ou quanto é necessário dentro das células do paciente. Resultados falso-negativos são frequentes, isto é, exames dados como normais mesmo que a tireóide apresente seus problemas.
Um recente estudo que constou de "follow-up" de 20 anos concluiu que indivíduos com níveis normais de TSH apresentavam-se com a glândula tireóide "preguiçosa". Baixos valores de T4 podem indicar hipotireoidismo mesmo em pacientes considerados normais. Concluiu-se que mesmo os melhores testes hormonais para estudar a tireóide costumam dar resultados falso-negativos em cerca de 20% dos casos.Por isso, recomenda-se a repetição dos exames em outro laboratório para se certificar dos resultados.
Este artigo foi publicado na revista British Medical Journal,2.000;320:1332-4.
 
Home