Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Depressão
Outono e inverno são duas estações do ano em que muitas pessoas costumam ficar de "baixo astral".Porém existe uma grande diferença entre estar "para baixo" e estar sofrendo de depressão.Como voce pode fazer a distinção entre as duas situações?
Médicos da University of Auckland,na Nova Zelândia,apareceram com duas perguntas a serem feitas e que eles asseguram ser capazes de identificar até 96% de todos os casos de depressão.As perguntas são:1-"Durante o mes que passou,voce se sentiu frequentemente chateado por ter estado "para baixo",deprimido ou desesperançado?;2-durante o mes passado,voce se incomodou por ter estado desinteressado ou desmotivado em fazer as coisas,em geral?
Se um dos entrevistados respondeu SIM para uma das perguntas ou para ambas, é possivelmente considerado depressivo,necessitando ajuda ou aconselhamento.
O procedimento parece ser praticamente simples e os pesquisadores dizem que é muito útil para separar os casos dos pacientes.
Este artigo foi publicado no British Medical Journal,2.003;327:1144-6.

Quero confessar que estas perguntas não podem,a meu ver,conduzir o médico a diagnosticar a depressão.É simplista demais.Quem dentre nós,em momentos específicos da vida,não se manifestou como deprimido quando estava insatisfeito e desmotivado momentâneamente? Para se fechar o diagnóstico de depressão,é importante se avaliar muitos outros parâmetros que devem ser levados em conta de acordo com cada caso.
 
Home