Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

SOMATIZAÇÃO
Todos nós já percebemos que quando passamos por momentos importantes de tristeza, ansiedade, raiva, problemas afetivos, pelo "stress", nesta situação o nosso organismo reage e algumas vezes sentimos uma baixa da resistência. A gripe arrastada, o herpes labial, uma gastrite são formas de apresentação destas situações que enfraquecem as nossas defesas. As tensões crônicas desencadeiam mudanças na temperatura do corpo, no processo da digestão, na pressão arterial, nos batimentos cardíacos, na respiração e na sexualidade entre outros.
Desta forma os conflitos que não encontram espaço para serem resolvidos na mente são transferidos para o corpo. Este processo é descrito pelos médicos como Somatização. A explicação científica para este fato é que o "stress" e a ansiedade provocam alterações no nosso organismo aumentando ou diminuindo a fabricação de hormônios como o cortisol e a adrenalina (típicos do stress) e da serotonina.
Estas variações provocam os distúrbios corporais descritos e são responsáveis pelos sintomas que aparecem em várias áreas do corpo. As mais frágeis, aquelas que já foram agredidas no passado são as regiões do corpo mais atingidas, embora a somatização seja própria de cada pessoa.
Não há dúvida que os somatizadores são aqueles com pouco trabalho mental (pouca elaboração, imaginação) voltados para o mundo externo, ligados o tempo todo na realidade. Não acreditam nos processos emocionais, são voltados para o ter e muito pouco para o ser, tem restrições aos tratamentos psicoterápicos. O difícil é que para evitar a somatização, por vezes fatais como num infarto do miocárdio, as medidas preventivas dependem mais da própria pessoa do que do médico e mudanças são duras, sofridas e mexem na origem dos problemas.
Procure o seu médico e aceite o suporte psicológico, talvez você entenda porque a meditação pode evitar doenças.
(Dr. José Carlos Pastore)
 
Home