Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mel e suas características
O mel é o único produto doce que contém proteínas, diversos sais minerais e vitaminas essenciais à saúde. É um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. O mel é um dos poucos alimentos com ação bactericida, que contém em porções equilibradas: fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos. É um alimento de fácil digestão sendo uma ótima fonte energética.
A composição do mel varia em função da florada a partir da qual foi elaborado e das condições do clima da região e ou do apiário. Basicamente, o mel é constituído de água, açúcares, sais minerais, vitaminas, enzimas, hormônios, proteínas, etc. Cerca de cem gramas de mel contém 17,2% de água, 0,4% a 0,8% de proteínas (aminoácidos), 81,3% de açúcares compostos, de 38,19% de frutose; 31,28% de glucose; 5% de sacarose; 6,83% de maltose e outros dissacarídeos, e o restante de amidos e outros polissacarídeos. A eles se agregam 3,21% de vitaminas, sais minerais e oligoelementos (nutrientes).
O mel contém ainda proteínas e sais minerais essenciais a nossa saúde, como potássio, ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, sódio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre, iodo entre outros. Dependendo do teor de água, o mel fornece cerca de 3.150 a 3.350 calorias por quilo, além de conter vitaminas, como B1, B2, B5, B6, E, K, A e C.
O mel é um produto processado a partir do néctar das flores, tem sua cor e sabor diretamente relacionado com a predominância da florada. Com relação à coloração, há basicamente, os méis claros e os méis escuros. Os méis de coloração clara são os mais consumidos, de aroma e sabor mais suaves. Os méis de coloração mais escuras possuem mais proteínas e sais minerais, assim sendo são mais nutritivos. A constituição do mel é ainda mais complexa, além de proteínas possui enzimas, hormônios, partículas de pólen e de cera, aminoácidos, dextrinas e um grande número de ácidos (devido o alto teor de ácidos o pH do mel é de 3,9).
Quando o mel é puro, genuíno, acaba cristalizando-se com o tempo, mas esta transformação não altera o valor energético do mel, e para que volte ao normal, basta expô-lo ao sol pelo tempo necessário ou usar o processo banho-maria, pelo tempo de 10 minutos, à temperatura máxima de 60ºC.
O mel é um produto de reconhecidas propriedades bactericidas, é capaz de neutralizar a ação de germes e bactérias, sendo também empregado topicamente como curativo para ferimentos e queimaduras, no tratamento de afecções das vias respiratórias, resfriados, gripes, distúrbios cardíacos e intestinais, doenças de pele e vários outros casos, como doenças hepáticas, renais e distúrbios do sistema nervoso.
(fonte:Valdevir Correa Pizzi-apicultor)
 
Home