Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Médicos nada sabem sobre dietas

Anos e anos passam e os estudantes de Medicina aprendem tudo sobre o corpo humano e as doenças que podem acometê-lo e praticamente pouco, ou quase nada, se fala ou se ensina a respeito de alimentação saudável, dieta alimentar adequada e NUTRIÇÃO como um todo.
Estudos recentes, publicados na edição de abril de 2.006 da revista American Journal of Clinical Nutrition, indicam que 60% das escolas médicas nos Estados Unidos não fornecem as mínimas recomendações aos seus alunos sobre educação nutricional.Há mais de 20 anos, um relatório da National Academy of Sciences já havia revelado que os programas de educação nutricional nas faculdades de Medicina eram muito inadequados para a orientação dos futuros médicos. Pode-se ver que muito pouco mudou nesses 20 anos. Os médicos ainda nada conhecem sobre dietas.A ciência da Nutrição tem evoluído celeremente e os médicos parecem não darem a devida importância ao fato de que o organismo bem nutrido é mais saudável e menos sujeito às doenças de maneira geral. Após extensos treinamentos nas áreas de anatomia, fisiologia, farmacologia, diagnóstico e tratamento das doenças, é praticamente impossível o perfeito conhecimento de todas as áreas mas uma atenção maior ao estado nutricional do corpo faria uma grande diferença na prevenção das doenças e estados degenerativos, incluindo o próprio envelhecimento.
Pessoas conscientes em relação a se cuidarem preventivamente devem compreender que a comunidade médica não pode ser inteiramente responsável pela restauração da saúde desde que ela seja perdida. Um comprometimento com a informação adequada frente aos métodos preventivos que incluem dieta alimentar saudável e atividade física regular passam a ter um papel obrigatório em nossas vidas.
(outubro de 2.006)

ver mais
 
Home