Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

O lado negativo dos medicamentos contra colesterol

Estatinas são substancias largamente usadas na redução dos níveis elevados de colesterol e na prevenção de doenças das artérias coronárias.
Nos anos ´90, quando estudos clínicos mostraram que as estatinas poderiam diminuir as taxas de mortalidade de doenças coronárias e derrames cerebrais, elas foram elevadas à categoria de “milagrosas” e entusiasmadamente adotadas pelos médicos tradicionais.Hoje em dia, as estatinas são líderes em vendas em todo o mundo,atingindo cifras de arrecadação acima de 20 bilhões de dólares por ano aos seus fabricantes. São rotineiramente prescritas a homens e mulheres de todas as idades, incluindo aqueles indivíduos que não apresentam quaisquer sinais clínicos ligados a problemas cardíacos. Apesar da impetuosidade desse “caso de amor” entre estatinas e médicos, evidências cada vez maiores aparecem, para muitos usuários,de que elas podem causar importantes efeitos colaterais que se sobrepõem aos benefícios. Este alerta não tem o interesse de fazer com que os pacientes que utilizam essas substancias passem simplesmente a dispensa-las, contrariando a prescrição de seus médicos, mas de informar o suficiente para que cada um saiba de seus contra-efeitos, ao contrário do que os fabricantes afirmam, e passem a trocar idéias mais a fundo com os médicos assistentes para que se esclareçam dúvidas importantes e se evitem lesões futuras. Sabemos que as estatinas podem ser benéficas a certos grupos de pacientes, principalmente homens que apresentam doença coronária. Entretanto, mesmo esses pacientes beneficiados devem conhecer o fato de que esses medicamentos podem efetivamente provocar grande número de sérios efeitos colaterais prejudiciais, e frequentemente provocam.O que mais nos tem preocupado é o fato das estatinas poderem provocar danos à saúde que, incrivelmente, continuam sendo ignorados ou menosprezados pelos próprios médicos que até parecem ser incapazes de aceitar essas evidências já tão bem constatados.Dentre os mais conhecidos danos relacionados às estatinas estão severos comprometimentos musculares, principalmente fraqueza, perda progressiva de memória, aumento dos riscos de insuficiência cardíaca, más-formações congênitas e até câncer em animais de laboratório.Mesmo assim, grande percentagem de médicos permanecem impressionantemente ignorantes quanto a isto.
Quando padecemos de algum mal, recorremos a profissionais da saude para nos orientarem na questão do alívio e cura. Infelizmente, aos laboratórios interessa a venda de remédios que, mesmo possuidores de efeitos negativos, pouco são divulgados e a maioria dos médicos, pelas suas atribuições excessivas e dificuldades econômicas até para se manterem atualizados, tem na propaganda dos laboratórios seu mais confiavel meio de aprimoramento de conhecimentos.
(maio de 2007)

ver mais
 
Home