Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

A soja pode ser perigosa?

Atualmente, criou-se um verdadeiro “caso de amor” cujo principal protagonista é a soja. As mulheres, principalmente, acreditam que ela combate a osteoporose e que alimentos à base de soja são muito indicados para crianças.Embora propagada como alimento saudável, a soja está cada vez mais ligada a numerosas doenças incluindo a infertilidade e câncer.
Devemos frisar que o cultivo dos grãos de soja representa uma industria multi-bilionaria nos nossos dias. Grande parte das florestas do mundo foram destruídas e preparadas para o cultivo desse grão. Como esse processo diz respeito a lucros infinitos, é muito difícil se conhecer a verdade no que diz respeito à saúde propriamente dita.
Uma das grandes preocupações com relação à saúde é que cerca de 80% dos grãos de soja utilizados pela industria são GENETICAMENTE MODIFICADOS, isto é, o que conhecemos como TRANSGENICOS. Essa modificação genética faz com que o vegetal produza proteínas diferentes do normal o que propicia a formação de toxinas em excesso se comparado com a planta não modificada. Entretanto, não é apenas a soja transgenica que produz problemas.Mesmo a natural exerce efeitos nocivos sobre a saúde. Um recente estudo desenvolvido em macacos jovens alimentados com extrato de soja após o nascimento exibiram aumento de agressividade mais tarde na vida, incluindo tendência criminosa nos seus comportamentos.A suspeita sobre os efeitos deletérios da soja se mostram a cada estudo desenvolvido. Como esse elemento contem compostos estrogenicos (hormônios femininos), existe a preocupação de que possa afetar o desenvolvimento normal do cérebro, especialmente no que for dependente desse hormônio.Um estudo revelou que extratos de soja podem alterar o hipotálamo masculino, causando DESMASCULINIZAÇÃO nos homens.Se o hipotálamo é a estrutura cerebral que determina o comportamento do desenvolvimento cerebral, isso se torna preocupante demais quando consideramos os efeitos da soja sobre esta estrutura cerebral.
Outro dado relevante é que já existem vários estudos correlacionando doenças da glândula tireóide e consumo de soja assim como crianças que consomem esses alimentos desde idades precoces apresentam uma curva de crescimento corporal anormal, tendendo a formação de indivíduos de baixa estatura.
Esta preocupação aqui colocada deve servir, ao menos, de motivo de reflexão para que examinemos um pouco mais as alternativas que se colocam à nossa frente. É inegável se afirmar que existe ua verdadeira EPIDEMIA de soja tida por alguns como a verdadeira solução para aprimoramento da saúde. Devemos entender que, ao contrario do que muitos preconizam, o consumo de derivados industrializados de soja deve ser limitado como se faz com qualquer tipo de alimento. Quando for o caso, o uso deve ser moderado mas, como sempre recomendamos, a informação deve estar em primeiro lugar, isto é, não é porque se diz que é BOM que devemos realmente acreditar que seja BOM.
Que fique o alerta!
(setembro de 2010)

ver mais
 
Home