Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

AGORA ESTAMOS OFICIALMENTE CONDENADOS

Autoridades médicas de renome publicaram,por intermédio do Journal of the American Medical Association,um artigo anunciando os parâmetros para uma nova categoria que denominaram PRÉ-HIPERTENSÃO.
Os valores de partida para se considerar a pressão arterial elevada são de 14 por 9.Isso não mudou,efetivamente.Porém,as novas instruções determinam que pressões arteriais entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 devem ser consideradas PRÉ-HIPERTENSÃO.Além disso,a Associação refere que pré-hipertensão é mais perigosa do que se poderia achar prèviamente pois indivíduos portadores desses valores de pressão arterial teriam riscos duas vezes maiores de morrerem de doenças cardíacas,derrame cerebral e insuficiência renal.
Estabelecendo essa "zona de perigo",fica claro que as medidas preventivas, tais como parar de fumar,exercitar-se,controle do excesso de pêso,moderação com álcool e cuidados com a alimentação,são requisitos imprescindíveis para colocar o indivíduo sob controle.Mas,É CLARO, a "coisa" não para por aí...
Existe uma estimativa de que,somente nos Estados Unidos,45 milhões de pessoas encontram-se na chamada categoria de PRÉ-HIPERTENSÃO.Embora reconheçamos a importância de todas as medidas preventivas,podemos ficar certos de que a maioria dos médicos fará a recomendação do uso de medicamentos para essa situação e,acreditem,com a entusiasmada participação da indústria farmacêutica incentivando.Imaginemos um novo mercado com 45 milhões passando a usar drogas para não desenvolverem hipertensão.Já pensaram se somarmos com todos os países do mundo?A propaganda passará a firmar conceitos de que,quem não tomar essas drogas,irá desenvolver hipertensão arterial com todos os seus riscos.Que coisa maravilhosa para a pobre indústria farmacêutica!!!
Imaginemos a situação em que o médico do paciente,após examiná-lo e encontrar tudo dentro dos padrões aceitáveis e com pressão arterial de 12 por 8,5,vier a dizer: "Não fique tão feliz com os resultados pois voce está temporàriamente bem e prestes a evoluir para hipertensão arterial.Acho melhor mudar hábitos de vida e tomar remédios". É "neura" ou não?
Devemos ficar em alerta e discutir o que consideramos certo ou errado e não aceitarmos,simplesmente, certas medidas sem,ao menos,trocar idéias com seu médico de confiança para conhecer os passos mais adequados.
Existe algum de nós que se encontre fora dos parâmetros da PRÉ-HIPERTENSÃO? Cuidado...

ver mais
 
Home