Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Receita medica pode matar?

Medicamentos receitados por medicos perfazem uma das maiores causas de morte a cada ano e, pasme, o problema chegou a atingir proporções epidemicas, conforme conclusões de pesquisadores em artigo publicado na revista medica Journal of Clinical Psychiatry, neste ano de 2011.A taxa, que é maior do que a que se refere a fatalidades por acidentes de transito, é equivalente às conseqüências de uma queda de avião a cada dia, por 6 meses.
Cerca de 27.500 pessoas morreram nos Estados Unidos em 2007 por “overdoses” não intencionais. Isto significou uma perda de vidas 4.6 vezes maior do que o total de mortes de americanos no Iraque e Afganistão desde o inicio dos respectivos conflitos.
Em 20 estados americanos , “overdoses” não intencionais de medicamentos prescritos representam a principal causa de morte, segundo cientistas do U S. Center for Disease Control and Prevention (CDC). Os principais culpados são os analgesicos mais potentes, incluindo a morfina, os antinflamatorios e algumas associações usadas no combate a tosse e infecções. Estes são os maiores responsaveis e superam os casos de morte provocados pelo abuso de heroina e cocaina combinados. Entre 2004 e 2008, o numero de internações hospitalares devido a sobrecarga de medicamentos simplesmente dobrou nos Estados Unidos..
Os médicos são parcialmente responsáveis pelas mortes, dizem os pesquisadores.Mas por que? A principal razão é que prescrevem múltiplos medicamentos ao mesmo tempo, incluindo fortes analgésicos juntamente a traquilizantes, antidepressivos e remédios especificamente indicados para dormir.
É importante que isso sirva de alerta para que possamos refletir bem antes de nos submetermos a intervenções medicamentosas, principalmente quando procuramos atendimentos em postos de Pronto Socorro onde, não conhecendo bem os pacientes, os médicos socorristas lançam mão de todos e quaisquer recursos para aliviarem as queixas dos pacientes sem tempo suficiente para melhor avaliação de cada caso.
Devemos nos lembrar que todo remédio sintético é estranho ao organismo e, por isso mesmo, pode produzir efeitos colaterais. Estes, quando brandos, podem ser contornados com mais facilidade mas, quando chegam à possibilidade de provocarem a morte, devemos pensar com mais profundidade.
A grande diferença entre remédio e veneno é a sua dose.
(junho de 2011)

ver mais
 
Home