Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Não fique velho ou,então,NÃO TOME MEDICAMENTOS

O maior mercado para as indústrias farmacêuticas é a população com mais de 65 anos de idade.
Uma pesquisa recente constatou que 90% das pessoas com mais de 65 anos toma,pelo menos,1 medicamento prescrito por um médico enquanto 40% toma,no mínimo,5 medicamentos diferentes.De forma alarmante,12% dessas pessoas ingere 10 drogas diferentes.
Não surpreende o fato de que presença de reações colaterais sérias sejam comuns de se ver.É triste essa constatação mas,segundo pesquisadores,cerca de 25% delas poderia ser prevenido.
Foi publicado no Journal of the American Medical Association,no mes passado,pesquisa que analisou 27.617 casos de pacientes nos Estados Unidos quando constatou-se que 1.523 deles apresentavam sérios efeitos colaterais de medicamentos que eram absolutamente desnecessários e,consequentemente,passíveis de serem prevenidos.Extendendo esse tipo de estudo para fora dos Estados Unidos,isso sugere que possam existir,estatìsticamente,cerca de 1 milhão e novecentas mil reações colaterais por ano,com cerca de 180.000 delas permanentemente incapacitantes ou fatais.Metade dos casos de fatalidade foram considerados passíveis de serem prevenidos.
Isso nos mostra que as reações colaterais podem ser reduzidas por prescrições mais cuidadosas e um contato mais próximo dos médicos com seus pacientes,condição cada vez mais rara de se encontrar.
Se persistirmos na convicção de que é mais importante, nos dias de hoje,prestarmos mais atenção aos métodos de estímulo à qualidade de vida,tratando melhor da SAUDE,menos chances teremos de virarmos vítimas dos efeitos colaterais de uma má Medicina.

ver mais
 
Home