Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Gingko biloba

Veja só como nós, os médicos, somos complicados. Há vários anos, um laboratório farmaceutico conceituado lançou um medicamento à base de uma erva chamada GINGKO BILOBA. Os médicos, ao receberem as primeiras informações a respeito do produto, debochavam do nome da substancia, considerado bizarro. Após conhecerem as indicações da mesma, colocavam-se um tanto incrédulos, principalmente quando souberam que se tratava de um tipo de raiz. Com o passar do tempo, trabalhos científicos demonstravam a eficácia do produto que, pouco a pouco, foi sendo introduzido nos receituários médicos de todos os lugares.
O que é Gingko biloba, afinal?
Durante séculos, Gingko biloba tem sido usada, interna e externamente, para vários tipos de moléstias e situações médicas, principalmente na tradicional medicina chinesa. Os curadores tradicionais não sabiam explicar exatamente como se faziam os benefícios da medicação mas sabiam que ela funcionava mesmo!
Atualmente, graças aos avanços na bioquímica e biologia molecular, passamos a entender melhor como essa erva atua. Muitos dos benefícios são atribuídos a compostos específicos chamados GINGKOLÍDEOS, que são flavonóides e terpenos encontrados nas folhas de gingko.Esses compostos naturais interagem com muitos tecidos diferentes do corpo e são especialmente benéficos para o sistema cardio-vascular e sistema nervoso.
Os principais benefícios da gingko são:
-aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e periférico;
-aumenta a flexibilidade dos glóbulos vermelhos, facilitando a irrigação nos vasos mais finos (capilares);
-inibe a agregação das plaquetas (prevenindo formação de coágulos);
-elimina excesso de radicais livres (antioxidante);
-melhora funções dos nervos;
-retarda morte dos neuronios.

Avaliando esses efeitos, pode nos parecer que é a droga eleita como "sem defeitos" .Não é bem assim.Os medicamentos são providos de indicações, contra-indicações e efeitos colaterais e, por isso, o uso indiscriminado sem orientação médica, pode não ser indicado e não trazer os benefícios esperados.
Da mesma forma que Gingko biloba, muitos produtos da Natureza possuem grandes propriedades de tratamento mas, por serem folhas ou raízes, os médicos as vêem com reservas. Esquecem-se que a grande maioria dos medicamentos usados no dia-a-dia provém de plantas que, após detalhados estudos, passaram a ser comercializadas com fins de curas.A partir do momento que a planta que dá o famoso chàzinho ou a raiz de algum vegetal se transforma em comprimido, a classe médica passa a acreditar nos seus poderes. É engraçado, não?

ver mais
 
Home