Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Cuidado com a frutose

Voce quer ver uma coisa irritante? A promoção de frutose como produto benéfico à saúde. A frutose é vendida em lojas de produtos naturais e promovida como saudável em vários suplementos vitamínicos e alimentares. A verdadeira estória da frutose não é contada, assim como de muitos outros elementos vendidos como “saudáveis”.
Encontrada naturalmente nas frutas, a frutose foi promovida como mais saudável e mais segura do que a sucrose e outros açucares refinados. Seu principal apêlo de venda como “alimento saudável” é que não requer insulina para ser metabolizada e você pode usar menores quantidades do que o açúcar comum pois adoça cerca de 18 vezes mais.
Interessante, não é? Até que você conheça a verdade mais a fundo...
Pesquisas recentes realizadas no Takasago Municipal Hospital, no Japão, demonstraram que a frutose é associada à progressão de complicações diabéticas.Esta notícia é horrível para os diabéticos que utilizam a frutose ao invés do açúcar. Um outro recente estudo no Department of Food Engineering and Biotechnology, em Israel, também mostrou que a utilização prolongada de frutose leva a um grande impacto negativo à saúde.
Moléculas de frutose ligam-se irreversivelmente a certas proteínas e mudam estruturas de certas enzimas e outras proteínas, levando a danos em tecidos do corpo. Esse tipo de reação é largamente considerada como uma das maiores causas de lesões orgânicas nos diabéticos e um dos principais mecanismos de aceleração do envelhecimento.
Estão surgindo evidências de que muitas pessoas que sofrem da SÍNDROME DO COLO IRRITAVEL, situação comum que consiste em desconforto abdominal, gases em excesso, episódios de diarréia e cólicas, podem ser portadoras de uma forma de intolerância à frutose.
Que fique bem claro que devemos restringir ao máximo, senão eliminar, o açúcar refinado da nossa alimentação.Para isso, a frutose não é a melhor solução mas quero enfatizar que evitar frutose NÃO significa evitar o consumo de frutas. As vitaminas,minerais,flavonóides ,fibras e outros nutrientes presentes nas frutas naturalmente contrabalançam aquela ligação anormal da frutose com as proteínas, mitigando seus efeitos adversos. Importante lembrar o fato de que o uso simples da frutose como adoçante ou substituto do açúcar é que deve ser evitado. Quando você for comprar algum tipo de adoçante, leia o que está escrito no invólucro e certifique-se de que não contém frutose.
É um importante lembrete à classe médica para que atente a esses dados e previna seus pacientes adequadamente. (fevereiro/2.004)


ver mais
 
Home