Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vitaminas tóxicas?

Existe um engano em se pensar que vitamina A e beta-caroteno são a mesma coisa.Alguns dizem que a vitamina A é tóxica embora muitos pacientes tomem beta-caroteno contìnuamente e não apresentam sinais de toxicidade durante toda a vida. O que é verdadeiro nisso?
É verdade que vitamina A e beta-caroteno apresentam uma familiaridade mas não são as mesmas substancias.Beta-caroteno é encontrado em frutas e outros vegetais, especialmente os corados de amarelo,laranja e avermelhados,assim como em folhas verdes.Embora possa ser convertido em vitamina A no organismo,a capacidade do corpo em realizar essa conversão é limitada, razão pela qual,em determinadas condições específicas,seja mais lógico se prescrever a vitamina A ao invés de esperar que o beta-caroteno faça essa transformação. A vitamina A é encontrada na carne,fígado,ovos e produtos derivados do leite.É verdade que esta vitamina, em quantidade muito alta, pode conduzir a defeitos congênitos,anormalidades do fígado e redução da densidade óssea,aumentando os riscos de osteoporose.Entretanto,a deficiência de vitamina A também pode provocar sérios problemas,como a cegueira noturna.
Muitos médicos temem usar altas doses de vitamina A devido à possibilidade de toxicidade mas,em alguns casos,principalmente nas infecções agudas,altas doses desta vitamina por curto período de tempo é muito eficaz e não tem perigo de intoxicação.É claro que esse tipo de conduta não deve ser usada nos primeiros meses de gestação e deve ser acompanhada por profissional com experiência em orientação nutricional.
Nenhuma vitamina é tóxica. Todos os nutrientes devem seguir as mesmas regras,ou seja,devem ser utilizados nas doses recomendadas para que não surjam as "over-doses", da mesma forma que qualquer medicamento se usado em demasia.O maior dos problemas no uso das vitaminas é o fato dos médicos não conhecerem os básicos fundamentos da nutrição, preferindo prescrever medicamentos ao invés de se inteirarem melhor dos recursos da natureza para a melhora das condições de saude dos seus pacientes.
(junho de 2.004)

ver mais
 
Home