Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Que piada! Ainda se insiste na reposição hormonal tradicional

Há poucos dias,um novo (isso mesmo,NOVO) estudo a respeito dos efeitos da reposição hormonal clássica foi interrompido para proteger as pacientes dos já conhecidos e reconhecidos efeitos nocivos relacionados com comprometimentos cárdio-circulatórios. Vários desses estudos são interrompidos frequentemente mas essas notícias não chegam ao nosso conhecimento pois não é interessante àqueles que ainda envidam esforços para derrubarem certas assertivas.Se não fosse tão sério,seria cômico.
Como se sabe que os estrógenos tomados isoladamente aumentam as chances de câncer do endométrio (camada interna do útero),muitos médicos, incentivados por indústrias farmacêuticas gananciosas e inescrupulosas, consideram o uso desses estrógenos absolutamente seguro nos casos de pacientes submetidas a histerectomia (cirurgia para retirada do útero).Para aquelas que ainda possuem esse órgão,progestina (progesterona sintética) é adicionada ao esquema com estrógenos para prevenir o câncer do endométrio.Essa combinação de estrógenos com progestina é a exata “mistura” de substancias hormonais que,no estudo realizado pela Women´s Health Initiative (WHI), revelou-se como causa do aumento abrupto dos riscos de câncer de mama e das doenças cardíacas.
Por incrível que pareça, a recomendação oficial do National Institute of Health (NIH), que se sobrepõe às conclusões do WHI, é para que as mulheres voltem a conversar com seus médicos para avaliarem os riscos e benefícios de se submeterem de novo ao antigo esquema de reposição hormonal que se sabe ser devastador em muitos casos. Dá para se entender? É claro que sim se compreendermos que milhões e milhões de dólares estão em jogo caso se coloque abaixo um esquema tão lucrativo quanto o da reposição hormonal clássica . Danem-se as pacientes!!! O importante é que tomem o esquema proposto para que ele não dê lugar a outras alternativas que impedirão que muitos encham seus bolsos.Muitos que advogam o uso da maldita combinação continuam a afirmar que os riscos são tão pequenos que as mulheres verão logo as vantagens em relação aos benefícios obtidos com o uso.
As evidências estão bem demonstradas.Os anos de 2.002 e 2.003 foram suficientemente claros na condenação desse tipo de tratamento clássico devido às evidências fortíssimas de sua nocividade.
Nós já sabemos como o FDA conduz a tramitação de aprovação de medicamentos. Não podemos nos esquecer da recente retirada do Vioxx do mercado mundial e não tardarão outros produtos na seqüência das listas.As estainas,temos alertado repetidamente,serão “desmascaradas” logo pois,após a retirada do Lipobay devido aos sérios efeitos colaterais,vários estudos estão sendo feitos para determinar os efeitos colaterais mais graves dessas substancias para baixar níveis de colesterol.
Temos a certeza de que aqueles que defendem a reposição hormonal tradicional continuarão a colocar argumentos que tentarão convencer os mal informados das vantagens dessa terapia perigosa mas as estatísticas continuarão demonstrando que as vendas desses produtos continuarão baixando à medida que a lista de sérios efeitos colaterais somente aumenta.
O mais lamentável disso tudo é que,ao receber um representante de um laboratório que produz esses malfadados hormônios sintéticos, o médicomau questiona sobre o problema e acaba por acatar as argumentações daqueles que precisam,acima do bem e do mal,aumentar o faturamento de suas vendas.
Fique de olho.
(outubro de 2.004)

ver mais
 
Home