Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Será que o tempo de validade de um medicamento merece crédito realmente?

Será que o tempo determinado de validade de um medicamento representa realmente algo a ser respeitado? Se uma embalagem de aspirina recomendar para que não seja utilizada após junho de 2.004, por exemplo, voce poderá tomar esta aspirina ou deverá se desfazer dela após essa data? Será que,se voce tomá-la,algo de mal poderá lhe acontecer? Em outras palavras, será que os fabricantes de medicamentos estão sendo suficientemente honestos quando determinam a data de expiração da validade de um remédio ou não será outro artifício usado pelos "gigantes" da indústria para poderem vender mais medicamentos, embora eles continuem prontos para serem consumidos com a mesma eficácia?
Após levantar essas dúvidas, procurei me inteirar da ou das leis que determinam essas regras de validade dos medicamentos e as respostas encontradas foram mais simples do que eu poderia esperar.Primeiramente, a data de expiração da validade, sempre recomendada nos Estados Unidos, iniciou-se em 1.979,e especifica que o fabricante garante a potência da substancia em uso e sua segurança.Isso não representa que seja mencionado o tempo de uso. Em segundo lugar, autoridades médicas afirmam uniformemente que que é seguro consumir medicamentos após a data de expiração determinada nas embalagens,não importando há quanto tempo tenha "terminado" sua validade.Exceto em raríssimas exceções, voce não será prejudicado com o uso,passado o tempo dessa validade.Os fabricantes de antibióticos fazem essa contestação afirmando que alguns produtos podem se transformar ao longo do tempo, perdendo eficácia, conforme artigo publicado no JAMA,em 1.963. Por último, estudos confirmaram que as drogas com datas vencidas podem, com o tempo, perder cerca de 5 a 50% de suas eficácias.Mesmo após 10 anos de vencidas, a maioria das substancias contidas nos medicamentos continua conservando o mesmo grau de potência.
O grave disso tudo é que fomos acostumados a acreditar que o consumo de medicação com data expirada pode nos fazer muito mal, inclusive nos levar à morte.Esse tipo de chantagem já passou a fazer parte de nossas certezas.
Um dos maiores estudos a respeito e que defende o não uso dos medicamentos de datas vencidas foi realizado há 15 anos atrás e gerou mais de um bilhão de dólares às indústrias após a destruição dessas drogas que foram descartadas pelos consumidores. O terrorismo foi disseminado após esse "espetáculo" visto por muitos americanos que, aterrorizados, caçaram todos os remédios vencidos e os jogaram fora.
Um dos participantes desse programa, Francis Flaherty, anos depois desse estudo, afirmou que a data de vencimento não significa,nem mesmo sugere, que o medicamento perca sua potência de ação ou faça mal se usado. "Os fabricantes colocam datas de expiração apenas por razões de marketing ao invés de interesses científicos", afirmou Flaherty, farmacêutico do FDA até aposentar-se, em 1.999.Segundo ele, não é lucrativo para a indústria farmacêutica manter produtos em prateleiras por 10 anos, por exemplo.Se o povo for convencido do que eles falam,o próprio povo terá medo de consumir os remédios.
Como já nos referimos em outras ocasiões, somos verdadeiros reféns daqueles que fabricam as substancias que são usadas,conforme se propaga, para salvar vidas ou,pelo menos, melhorar sintomas.Dessa forma,eles sempre saem ganhando no convencimento e nos lucros.
Coitados de nós.Até nisso continuamos sendo enganados.
(dezembro de 2.004)

ver mais
 
Home