Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Como é importante conhecer melhor os perigos da alimentação moderna!

É muito comum ouvirmos que a mais importante refeição do dia é o desjejum, ou café da manhã, mas isto não é verdadeiramente constatado na maioria dos jovens que se dirigem à escola pela manhã. O que deveria ser adicionado a esta primeira refeição do dia para que os jovens pudessem ficar mais bem nutridos a ponto de terem melhores condições de aprendizado?
Um colunista ingles, Melvyn Werbach, tem pesquisado o "desjejum adequado para o aprendizado" e constatou uma série pontos que são verdadeiramente preocupantes. Durante a pesquisa, observou que a maioria das crianças e adolescentes se alimenta de 3 elementos principais diàriamente: açucar, carboidratos industrializados e cafeína.
Primeiramente, é importante saber que nossa dieta precisa ser nutricionalmente adequada pois a má-nutrição implica em dificuldades de aprendizado.O que mais surpreende é o fato de que, mesmo nas famílias de melhores condições econômicas, os êrros de alimentação são corriqueiros, o que favorece não apenas o aprendizado mas os processos degenerativos que se iniciam na idade precoce, principalmente às custas da obesidade.Nâo só as calorias são importantes mas o são, principalmente, a composição dos produtos a serem ingeridos no que diz respeito à composição dos nutrientes.Esses importantes nutrientes costumam estar em falta frequentemente.É comum vermos crianças e adolescentes tomarem 1 ou 2 copos de refrigerantes ou refrescos artificiais pela manhã, acompanhados por algum pedaço de bolo ou algum carboidrato industrialmente processado que não contém o mínimo de nutrientes, além de possuir conservantes químicos que podem produzir problemas sérios de saude.
O importante é chamar a atenção para o fato de que não é mais admissível ignorarmos que a SAUDE está em nossas mãos. As informações de médicos, nutricionistas e técnicos em alimentação estão aí, debaixo de nossos narizes. Não há desculpa para a desinformação.Existe, isso sim, êrros culturais que podem ser corrigidos paulatinamente mas que devem ser levados em conta se quisermos ter uma juventude mais saudavel e apta a completar convenientemente seus estudos, naquilo que depende da alimentação. O organismo todo necessita de matéria-prima adequada para funcionar bem e, infelizmente, influenciados por uma cultura alimentar nociva e pela mídia, que incentiva o consumo de alimentos processados, nos tornamos comodistas no sentido de procurar o melhor para nossos filhos.
Se damos valor a uma vida saudavel, temos que começar a nos informar melhor sobre os benefícios e malefícios do que comemos e damos de comer à nossa família.Muitos profissionais de primeira linha estão aí prontos a nos fornecer o que mais precisamos:informação correta.
(maio de 2.005)

ver mais
 
Home