Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vitaminas- insista no uso

Como podemos ficar tranqüilos quando, num determinado dia, ouvimos cientistas afirmarem que o uso de vitaminas é francamente benéfico ao organismo e, no dia seguinte, outro grupo de pesquisadores emite parecer decretando que o uso desses suplementos não oferece qualquer benefício?
Uma das chaves para o bom aproveitamento de suplementos de vitaminas ou quaisquer outros nutrientes é seu uso regular e consistente,além de medidas gerais de estilo de vida que possam aprimorar a saúde e, não, como faz a maioria das pessoas que utilizam as vitaminas por 2 ou 3 dias, de acordo com prescrições médicas. Infelizmente, os pesquisadores não se prendem a este importante detalhe e, assim, emitem a falsa premissa de que os suplementos nutricionais não servem para estimular a saúde, já que os pacientes os consomem desta forma e, como é esperado, não oferecem os benefícios desejados.
Um ponto a ser ressalvado é o fato de recente pesquisa científica involvendo vitamina D e cálcio, publicada na revista New England Journal of Medicine (2.006;354:669-83), ter demonstrado a eficácia na prevenção de osteoporose e fraturas em mulheres em fase pós-menopáusica. O resultado do estudo demonstrou uma “modesta” melhora que poderia ser SUBSTANCIAL se as participantes continuassem a utilizar a combinação dos nutrientes por mais tempo ou, até, indefinidamente.
Com isso, podemos concluir que os que combatem a utilização de vitaminas e minerais não se baseiam em dados que possam concluir que, caso o organismo esteja mais bem suprido de matéria-prima adequada, menos condições de sofrer doenças ele terá e, por conseguinte, desprezam as condições nutricionais como fonte de qualidade de vida. Chego ao exagero de afirmar que “a única Medicina que verdadeiramente funciona é a PREVENTIVA e esta requer a Nutrição como base inicial para impedirmos ou, pelo menos, retardarmos o aparecimento de doenças”.
(maio de 2006)

ver mais
 
Home