Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

HPV e cancer oral
Papilomavírus humano (HPV), o vírus transmitido sexualmente e que causa câncer no colo do útero, tem sido ligado ao aumento na incidência de câncer na língua, amígdalas e faringe em homens jovens. Enquanto esse tipo de doença era mais freqüente em homens mais velhos devido ao hábito de fumarem cigarros, charutos e cachimbos, além de usarem bebidas alcoólicas com muita freqüência, a incidência devida ao HPV tem acometido predominantemente aqueles entre 30 e 40 anos de idade.
Pesquisadores crêem que o aumento na ocorrência de vários tipos de câncer de cavidade oral se dê pela disseminação acentuada do vírus HPV através de sexo oral. Estudos recentes apontam para a possibilidade dessa ocorrência superar os casos mais conhecidos de câncer de colo uterino nos Estados Unidos, que acomete cerca de 11.000 mulheres por ano.
A Ciência aguarda o desenvolvimento de uma vacina anti-HPV que venha a proteger jovens do sexo feminino contra câncer uterino e os do sexo masculino contra as ocorrências na cavidade oral.
(fonte: seção de Saúde do The Baltimore Sun, abril de 2008)
 
Home