Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Cancer de ovário
Em Nova York, um grupo de pesquisadores desenvolveu o que se considera o primeiro exame de sangue que detecta com precisão o câncer de ovário em estágios iniciais.
“A capacidade de reconhecer quase 100% dos tumores precocemente trará um impacto importante sobre as altas taxas de mortalidade que apresenta esse tipo de câncer”, declarou em um comunicado Dr. Gil Mor, da Escola de Medicina da Yale University em New Haven, Connecticut.
“Esperamos que esse exame se transforme em padrão para as mulheres que realizam exames de rotina”, acrescentou o pesquisador.
Em 2005, a equipe do Dr. Mor descreveu pela primeira vez uma série de bioindicadores que podem detectar o câncer de ovário nos estágios I e II.
No presente estudo, os pesquisadores expandiram esses bioindicadores de quatro a seis proteínas e empregaram um sistema de ensaio sofisticado para medir os níveis de proteína em 362 mulheres saudáveis e em 156 pacientes recentemente diagnosticadas com câncer de ovário.
Os resultados da investigação foram publicados na revista médica Clinical Cancer Research.
Nenhum dos bioindicadores separadamente pôde distinguir entre as pacientes com câncer e as mulheres saudáveis do grupo controle, informaram os especialistas.
No entanto, quando as seis proteínas foram medidas em conjunto, o exame identificou 95% das pacientes com câncer.
Atualmente, um ensaio mais amplo está sendo realizado para avaliar a efetividade deste grupo de bioindicadores

 
Home