Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

HPV causa cancer de amigdalas
Uma forma rara de cancer de faringe causada pelo mesmo papilomavirus que provoca cancer d e colo do utero nas mulheres esta se espalhando rapidamente pelas nações ocidentais. Diferentemente de outros tipos de câncer oral, que mais freqüentemente são provocados pelo uso do tabaco e álcool, esse novo tipo usualmente se propaga através do sexo oral mas também pode ser transmitido via beijo ou o compartilhamento de utensílios tais como copos de uma bebida. Cerca de 75% das vitimas são homens .
Um recente estudo demonstrou que pessoas infectadas pelo HPV eram 32 vezes mais capazes de desenvolverem câncer de amigdalas e base da língua.Esse tipo de câncer era 9 vezes mais comum em homens e mulheres com hábitos freqüentes de sexo oral com vários parceiros diferentes.Apos a detecção de vírus HPV em um numero importante de tumores da garganta, constatou-se que esse tipo de câncer aumenta numa taxa de cerca de 5% a cada ano.
Alguns oncologistas acreditam que a melhor solução para se interromper esse aumento gradativo da doença seria a vacinação dos jovens que praticam sexo oral com vários parceiros enquanto outros especialistas não concordam com a medida pois apontam sérios efeitos colaterais da imunização tais como casos de morte atribuídos à vacina, sem se contar o alto custo do seu emprego (3 doses ao custo de 120 dolares cada uma, num período de 6 meses). Apesar de toda a surpresa a respeito dessa descoberta, o cancer amigdaliano não é propriamente tão mortal como outras formas da doença porque os tumores associados ao vírus HPV respondem bem à cirurgia e radioterapia.
De qualquer forma, os números estão aumentando e, se a tendência for de crescimento progressivo, mais desse tumores causados por HPV aparecerão do que os causados por tabaco ou álcool nos próximos anos.
Medidas de conscientização e prevenção deverão ser intensificadas pois já bastam as causas de doenças e de morte que os jovens estão sujeitos com mais freqüência, hoje em dia, e esse tipo de câncer pode ser bem mais controlado se houver seriedade nas medidas de informação.
 
Home