Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Sobre a vitamina D
Tecnicamente, vitamina D não é realmente uma vitamina.Desde que a exposição ao sol possa estimular sua síntese, não é necessariamente requerida na dieta alimentar exceto em certas circunstancias. Alem disso, a estrutura e o mecanismo de ação da vitamina D se assemelham mais a um hormônio do que a uma vitamina.
A vitamina D ocorre sob duas principais formas na natureza: vitamina D2 ou ERGOCALCIFEROL e vitamina D3 ou COLECALCIFEROL. Enquanto a D2 é obtida de fontes vegetais, a D3 pode ser obtida tanto de fontes animais quanto convertida na pele a partir da exposição ao sol quando sua molécula precursora absorve energia luminosa a partir de raios ultravioleta B.
A mais importante ação da vitamina D é a regulação de cálcio e fósforo no sangue.Entretanto, sabe-se também, hoje em dia, que existe grande importância dessa vitamina na regulação das defesas imunológicas assim como indivíduos carentes de vitamina D são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças degenerativas como aterosclerose e câncer, por exemplo.
Alimentos que contem vitamina D são leite e derivados, peixes gordurosos como atum,sardinha,arengue e maquerel,alem de ovos.
 
Home