Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Mais sinais de que o vinho tinto pode combater colesterol
Pesquisas antigas já haviam demonstrado uma associação entre vinho tinto e diminuição na incidência de doenças cardíacas.Esse efeito benéfico era totalmente atribuído a uma molécula chamada resveratrol.
Novos compostos denominados saponinas,também encontradas em em outros tipos de alimentos como grãos de soja e ervilhas,também existem nas cascas das uvas,conforme afirmações de pesquisadores da Universidade da Califórnia.No estudo,os cientistas compararam o conteudo de saponinas em 6 tipos de uvas,4 pretas e 2 brancas.Perceberam que as uvas pretas contem de 3 a 10 vezes mais saponinas do que as brancas.Outra constatação foi de que quanto mais teor alcoólico dos vinhos,maior a quantidade de saponinas.
Resveratrol,um potente antioxidante,atua neutralizando a oxidação do colesterol enquanto as saponinas atuariam prevenindo a absorção do colesterol no corpo.
Mesmo com as evidências das saponinas sobre o colesterol,a American Heart Association alerta para o fato de que álcool e vinho podem apresentar efeitos nocivos à saude,principalmente no que se refere ao aumento dos níveis de triglicérides,aumento da pressão arterial e maior aporte de calorias que contribuem para a obesidade.
É claro que existem evidências sobre os efeitos benéficos dessas substancias sobre o colesterol e prevenção de eventos cárdio-vasculares mas deve-se ter em mente que esses efeitos podem variar de acordo com o organismo de cada pessoa e deve-se alertar para os cuidados nas quantidades ingeridas de vinho devido aos seus teores alcoólicos.
Esse artigo foi apresentado na reunião nacional da American Chemical Society,em Nova York, em setembro de 2.002.
 
Home