Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Colesterol total
No passado, os médicos consideravam os valores do colesterol total como indicadores para doenças cardio-circulatórias ou como medidas que avaliavam o sucesso de um tratamento em particular. Com esse teste, um nível abaixo de 200 mg/dl é considerado desejavel já que passa a ser um fator de risco baixo para doenças cardíacas. Um valor acima de 240 é considerado de alto risco.
Para se compreender mais sobre os níveis do seu colesterol, é necessário se fazer um teste laboratorial para se obter os valores que compreendem as frações HDL, LDL e de triglicérides.
Assim como para qualquer tipo de exame de laboratório, certos fatores podem interferir nos resultados, causando confusões na interpretação.O valor do colesterol total é temporariamente mais baixo durante enfermidades agudas, imediatamente seguindo um ataque cardíaco ou durante certos episódios de stress (devido a cirurgias, acidentes etc.). Deve-se esperar ao menos 6 semanas após qualquer doença ter se curado ou equilibrado para se avaliar os níveis de colesterol. Existem, ainda, alguns medicamentos que aumentam os níveis de colesterol tais como os esteróides anabolizantes, betabloqueadores,adrenalina, anticoncepcionais orais e suplementos de vitamina D.
Fiquemos alertas para o fato de que vários fatores podem influenciar as medidas de todos os elementos avaliados por exames laboratoriais. O médico deve ficar atento a esses fatores para saber interpretar os resultados.
 
Home