Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Envelhecimento e seu controle
O corpo humano é submetido a uma série de mudanças à medida que envelhece. A expectativa de vida tem aumentado muito, ao longo do tempo mas, apesar de todos os recursos tecnológicos, nossa expectativa máxima de longevidade não ultrapassa os 120 anos.
Existem aspectos genéticos e ambientais relacionados com nossa capacidade de envelhecer. À medida que envelhecemos, mais e mais danos são perceptíveis em nossas células até que um número consideravel delas morrem, provocando mau funcionamento de outros grupos de células e assim o processo vai evoluíndo até culminar com a morte de todo o organismo.
Na maioria dos seres humanos, o primeiro sinal evidente de envelhecimento se dá quando não se consegue focar objetos de perto. Isto se denomina PRESBIOPIA e frequentemente começa a se menifestar por volta dos 40 anos de idade. Passa a ser difícil a leitura sem óculos de correção. Em alguns outros casos, começam a surgir sinais de deficiência auditiva, provocando certas dificuldades para perceber alguns tipos de sons durante conversas.
A proporção de gordura corporal aumenta em cerca de 30% com o passar da idade e a sua própria distribuição corporal se modifica. Menos gordura se forma no tecido sub-cutâneo e acumula-se muito tecido gorduroso na área abdominal.Consequentemente, a pele fica mais fina e surgem as rugas. Com o processo do envelhecimento, a pele passa a ficar mais frágil e sua tonicidade vai mudando aos poucos.
A aparência física e as deficiências oculares e auditivas não são, òbviamente, as maiores mudanças que ocorrem no processo do envelhecimento. As funções internas começam a declinar após terem atingido seu pico de vitalidade e jovialidade, por volta dos 30 anos. Com o envelhecimento, o fluxo sanguíneo diminui nos rins, cérebro, fígado e coração. A capacidade do fígado de metabolizar e ver-se livre de certas toxinas e efeitos de certos medicamentos, diminui.O rendimento da função cardíaca não se modifica em repouso mas, à medida que o tempo passa, as necessidades do organismo aos esforços já consegue detectar um decréscimo de sua capacidade de irrigar melhor outros setores do corpo.Assim também ocorre com a tolerância do organismo às variações dos níveis de glicose (açucar) no sangue, propiciando o aparecimento de um tipo de Diabetes. A capacidade respiratória também declina por diminuição da função pulmonar. A luta contra infecções também vai se prejudicando pois a capacidade das células de defesas vai diminuindo com o tempo.
Apesar de todas essas demonstrações de declínio da capacidade do corpo, o envelhecimento pode se dar de maneira adequada e com todo o potencial de saude preservado se adotarmos medidas saudáveis como alimentação, atividade física regular (de acordo com a capacidade de cada um), abolição de fumo, drogas e controle na ingestão de bebidas alcoólicas. A liberação de energia acumulada pelo stress do dia-a-dia complementada por uso de substâncias naturais antioxidantes (ou anti-radicais livres) podem servir de modo eficaz para desacelerar esse processo natural do envelhecimento.
Não podemos nos esquecer que existe um grande paradoxo envolvendo o envelhecimento: “todos queremos envelhecer mas nenhum de nós que demonstrar que está envelhecendo.” Programas ANTI-AGEING (“anti-envelhecimento”) estão sendo colocados em prática em todos os centros de Revitalização Biológia e esta filosofia de viver bem e com qualidade já conta com a conscientização de um número cada vez maior de pessoas. Técnicas “anti-envelhecimento” sob orientação médica são utilizadas tais como terapias antioxidantes orais e endo-venosas, megavitaminoterapia, procainoterapia, infusão de peróxido de hidrogênio, estimulação da síntese natural de hormonio do crescimento pelo uso de aminoácidos naturais, terapia celular de revitalização e outros.
 
Home