Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Soja ajuda na prevenção de doenças...
A soja é considerada, pelos médicos e especialistas, um alimento funcional, pois devido a algumas características próprias pode auxiliar na prevenção de problemas cardiovasculares e formação de tumores e na redução do risco de doenças crônicas. Além disso, estudos mos-tram que a soja pode diminuir os níveis de triglicérides e aumentar os níveis de HDL, conhecido como colesterol bom. Outra característica ligada à soja é a prevenção contra alguns tipos de câncer, como o de cólon, reto, estômago e pulmão.

Para muitas mulheres que se aproximam da menopausa e que não podem ou não desejam utilizar uma terapia de reposição hormonal, o consumo de proteínas de soja mostra-se uma alternativa saudável. Isso porque as isoflavonas, presentes nas proteínas deste alimento, ajudam a preservar a massa óssea e redução dos sintomas associa-dos à menopausa, como ondas de calor.

A indústria alimentícia oferece diversas opções de produtos que agregam valor nutricional ao dia a dia do consumidor. Muitos desses produtos têm a soja como principal ingrediente. É o caso de barras e bebidas de soja. A Nutrimental, empresa paranaense de alimentos, lan-çou a Linha Ativa Soy, produto com maior teor de proteína de soja no mercado. Ela é composta por uma barra e uma bebida, elaboradas à base de soja e que possuem 6,3 g de proteína de soja por porção.

A bebida Ativa Soy, lançada em janeiro de 2004, é um mix dos sucos de maracujá, laranja, maçã e cenoura, contendo 130 kcal por porção. Além dos benefícios já conhecidos da soja, a bebida é também fonte de ferro e cálcio. Já a barra Ativa Soy, lançada em outubro do último ano, contém, além dos grãos de soja, cobertura de chocolate, dando sabor e textura agradáveis ao produto.

Curiosidade
Você conhece a História da Soja?

A soja é originária das planícies orientais da Ásia e foi incorporada na cadeia alimentar dessa região há pelo menos 5.000 anos. O grão chegou à Europa du-rante o século XVII. No século seguinte, diversos pesquisadores europeus avaliaram a validade protéica e lipídica (óleo) do grão de soja.

Curiosamente, a soja chega à América de carona nos navios cargueiros que retornavam aos Estados Unidos, onde eram utilizadas como lastro. De forma gradativa, em virtude de seu valor protéico, grupos religiosos adventistas iniciam a utilização da proteína de soja em substituição à de origem animal. Daí pra frente, a soja foi cada vez mais utilizada como nutriente básico ou suplemento de proteína e óleo no cardápio diário de importante parcela das populações.

Por: www.maxpress.com.br
(Do Boletim Seu Doutor)
 
Home