Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Os novos antinflamatórios são seguros,como dizem?
Algumas más notícias estão sendo divulgadas a respeito do uso dos antinflamatórios mais recentes,os chamados COX 2. Eles não apenas provocam sangramento do aparelho digestivo,ao contrário do que foi propagado quando foram lançados,como favorecem o surgimento de insuficiência cardíaca.
Um estudo com os COX 2,particularmente o VIOXX,comprovou que existe dramático aumento na incidência de insuficiência cardíaca em cerca de 80%.Isto é alarmante,principalmente porque os médicos usam e abusam desse tipo de prescrição para todo e qualquer problema inflamatório no organismo.Entretanto,a boa notícia é que os pacientes que apresentam corações saudáveis,raramente podem vir a sofrer desse problema cardíaco se usarem os COX 2.A grande constatação é que esses medicamentos exacerbam as condições cardíacas pré-existentes,segundo os estudos.
Os achados se basearam em 45.000 pacientes idosos,em Ontário,Canadá.
Isto serve de alerta para a medicação exageradamente prescrita que,às vezes, pode ser substituída por substancias mais simples e que não estejam ligadas a sérios contra-efeitos.
(fonte:British Medical Journal 2004;328:1415-6 e Toronto Star,28/05/2004)
 
Home