Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

STRESS e DOENÇAS CARDÍACAS
Dentre as pesquisas que apontaram o estresse como fator determinante para as doenças do coração, tem destaque a que foi liderada pela McMaster University, no Canadá, que investigou a relação entre fatores psicossociais e ataques cardíacos. Com 24 mil voluntários em 52 países, o estudo revelou que a prevalência de estresse crônico é maior entre as vítimas de infarto do miocardio. Em geral, essas pessoas convivem com diversos fatores estressantes (trabalho, família, trânsito, medo de violência) por longos períodos antes de infartar.
Outro trabalho, realizado por dez anos na Holanda, mostrou que as pessoas pessimistas e que se preocupam demais com pequenas coisas correm mais risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Já uma terceira pesquisa, feita com mulheres que perderam um familiar e publicada no New England Journal of Medicine, comprovou que o estresse agudo pode provocar séria disfunção ventricular em pacientes sem doença coronariana. Nesses casos, o coração passa a bombear menos sangue e pode sofrer graves e fatais arritmias - e sem que a pessoa perceba, uma bomba- relógio está se armando dentro dela.
Com tudo isso, está comprovado que é possível infartar e morrer só por causa do estresse. O problema é que poucos médicos percebem que as queixas do paciente têm a ver com isso.Sintomas como taquicardia, músculos enrijecidos, boca seca, mãos e pés frios e úmidos são sinais de que é preciso pisar no freio.
Embora seja necessário à vida, pois nos faz ficar alertas e lutar contra os problemas, o estresse eleva a freqüência cardíaca e arterial e aumenta o consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco. Quando esse quadro se torna crônico, ocorre o aumento da coagulação sangüínea e, por conseqüência, o entupimento das artérias. Com isso, uma pessoa que trabalha 15 horas por dia e não apresenta nada nos exames pode ter um ataque fatal alguns dias depois. Uma pessoa sedentária que tem uma obstrução de 90% no calibre de alguma artéria coronária, em uma condição de estresse ou de esforço vai sentir dor, indicando que as artérias já estão muito obstruídas. Já uma pessoa que se cuida, faz exercícios e possui uma obstrução de 50%, pode não sentir dor alguma, ser assintomático e ter um ataque fatal. Assim, o check-up e o teste ergométrico muitas vezes não conseguem pegar esses casos, mas em vez de esperar algo ruim acontecer, que tal se prevenir?


 
Home