< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone Artigos Artigos

Estatinas: uso prolongado provoca sérios problemas

Durante décadas, as estatinas foram anunciadas como heroinas confiáveis na batalha contra as doenças cardíacas, a principal causa de morte no mundo de hoje.No entanto, uma nova revisão de especialistas sugere que o uso prolongado de estatinas pode promover a calcificação das artérias coronárias em vez de oferecerem proteção.
Essa revisão publicada na Clinical Pharmacology, sugere que as estatinas esgotam as quantidades celulares de Coenzima Q10, substancia fundamental para manter fortalecido o músculo cardíaco e tambem fazem diminuir a quantidade de vitamina K2, propiciando a calcificação de placas de gordura existentes nas paredes arteriais.
Um estudo realizado em 2022 publicado na revista Biophysical Journal relacionou uso prolongado de estatinas com aumento de incidência de casos de insuficiência cardíaca.Vários outros estudos tambem publicados chegaram a conclusões semelhantes e isto serve de alerta aos que fazem uso das estatinas por períodos prolongados.
Que sirva de alerta e que vale a pena discutir este assunto com os médicos assistentes que fazem questão de prescrever essas substancias aos seus pacientes.