< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone News News

Glucosamina-remedio ou suplemento?

Glucosamina é uma substância que faz parte da estrutura de certos tecidos moles do corpo, tais como cartilagem, tend&#259;o, ligamento articular, líquido sinovial, válvulas cardíacas, vasos sanguíneos e algumas estruturas do olho. Trata-se de um grupo aminado (nitrog&#281;nio circundado por 2 átomos de hidrog&#281;nio) ligado a uma molécula de glicose.A forma sulfato é a molécula balanceada eletrol&#283;ticamente por 2 radicais sulfato.
O organismo produz suficiente quantidade de glucosamina para garantir as necessidades de reparo.Entretanto, se houver uma condiç&#259;o de les&#259;o no corpo como dano nas estruturas do disco inter-vertebral ocasionado por anos de práticas físicas agressivas como “jogging”, basquete, volei etc., a produç&#259;o normal de glucosamina pode ser insuficiente para o conveniente reparo.Muitas dessas les&#337;es podem n&#259;o se reparar de forma definitiva.
Ensina-se, nas faculdades de Medicina, que a artrite é irreversível.Cria-se o conceito de que podemos desacelerar a progress&#259;o dessa condiç&#259;o mas nunca interromper ou reverter.Isto pode, em certas condiç&#337;es, n&#259;o ser plenamente verdadeiro.
Como a glucosamina é o principal componente do líquido sinovial, sua defici&#281;ncia leva a uma menor lubrificaç&#259;o da estrutura articular. &#340; medida que o corpo envelhece, ele produz menos glucosamina predispondo, como podemos imaginar, a les&#337;es das articulaç&#337;es e artrite.A artrite pode ser, em última análise, nada mais que um acúmulo de pequenas les&#337;es.
Os discos inter-vertebrais que servem de amortecedores entre as vértebras, s&#259;o feitos de cartilagem.Com o passar da idade(diminuindo os níveis de glucosamina) e na presença de les&#337;es cronicas, os discos podem degenerar.Quando alguma estrutura corporal “degenera”, simplesmente resulta em que n&#259;o se repara por si só, necessitando de ajuda externa.
Ao contrário dos anti-inflamatórios n&#259;o-esteróides, que produzem alívio de sintomas dolorosos de forma mais rápida, porém n&#259;o cuidam da prevenç&#259;o de les&#337;es que progridem, glucosamina permite, fornecendo matéria-prima específica, que o próprio organismo promova a tentativa de reparar a les&#259;o.N&#259;o há alívio imediato da dor e, por esta raz&#259;o, recomenda-se, quando necessário, a manutenç&#259;o dos medicamentos com poder analgésico até que, após cerca de 4 a 6 semanas de tratamento, as condiç&#337;es lesivas se encontram melhoradas, n&#259;o requerendo alívio medicamentoso.Vale ressaltar que, em doses apropriadas, glucosamina n&#259;o apresenta efeitos colaterais.
O tratamento da osteoartrite com drogas supressoras da dor e inflamaç&#259;o, incluíndo os corticosteróides, progride para degeneraç&#259;o progressiva do processo e é um clássico exemplo da necessidade de se satisfazer rápidos resultados de “melhora” enquanto o uso do sulfato de glucosamina respeita um andamento fisiológico no tratamento dessas condiç&#337;es promovendo, em alguns casos, a recuperaç&#259;o funcional total.