< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone News News

Além das agulhas

Sempre houve uma grande disputa de opiniões entre a Alopatia e a Homeopatia, inclusive nos mais respeitados centros de Ciência.
Recentemente, uma jornalista graduada em Neuroquímica, Neurociências e Física Quântica chamada Cate Montana, resolveu fazer um estudo comparativo entre as duas modalidades empregadas em tratamentos médicos, levantando alguns dados que podem servir, segundo ela, para diminuir a disputa de opiniões existentes.
Todos sabemos que as vacinas são consideradas o padrão oficial para a prevenção de doenças mas existem evidências que atualmente apoiam a Homeopatia tambem com a mesma finalidade e com segurança superior.
Na India, em 2006, foi utilizado um medicamento homeopático para prevenção da Chicungunya para pouco mais de 1000 pessoas. Daqueles que tomaram, 17% não contraíram a doença enquanto 73% das pessoas que não tomaram a adquiriram.Um ponto significativo foi a demonstração que o tratamento homeopático não apresentou efeitos colaterais.Por outro lado, em 2025, o FDA recomendou a suspensão da vacina Ixchiq em idosos, contra esta doença, devido a graves contra-efeitos incluindo problemas neurológicos, cardíacos e 2 mortes.
Alem destes casos comentados, muitas outras observações tambem foram observadas nas tentativas de prevenirem várias doenças como a influenza, H1N1, meningite e outras mais que levantam dúvidas principalmente aos que sempre foram muito críticos com relação ao uso de Homeopatia nos casos de prevenção.
Este artigo não procura convencer virtudes ou defeitos de qualquer um dos métodos porem cabe uma reflexão a respeito e acredito que é aconselhavel que as pessoas procurem se informar da melhor maneira nos casos de procurarem alternativas para prevenirem doenças infecciosas.