< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone News News

"Epidemia" Ozempic e similares

Muitos artigos tem sido repetidamente publicados explorando várias facetas relacionados a tratamentos contra obesidade.
A humanidade está engordando a passos rápidos e nunca se chegou à solução milagrosa de manutenção de pêso ideal. Por isto, a cada ano surge um medicamento "milagroso" que ajuda a emagrecer e resolve o problema. Meses ou poucos anos depois, este "milagre" cai por terra e mostra-se ineficiente tanto quanto os outros que o antecederam.
Hoje em dia, as famosas canetinhas para emagrecer que começaram com o Victoza e foram seguidos do Trulicity, Saxenda e hoje o Ozempic e seu mais recente concorrente, Mounjaro, fazem parte do arsenal terapêutico para emagrecer e são disputados ferozmente nas farmácias por aqueles que acreditam nestes novos "milagres".
Todos estes medicamentos foram lançados com o intuito de tratarem do Diabetes tipo 2 e mostraram-se eficientes na perda de pêso. Entretanto, essa perda, por muitos considerada "milagrosa", tem um tempo de ação que termina quando se abandona o tratamento. Pode-se concluir que funcionam enquanto se usa porem aqueles velhos hábitos que consistem em mudanças no estilo de vida permanecem necessários para que se consiga manter o resultado pretendido.
Ozempic&Cia servem para diminuir a vontade de comer, às vezes às custas de provocarem náuseas, diminuindo inicialmente a massa muscular e posteriormente a gordura pròpriamente dita porem o retorno ao patamar inicial, isto é, antes de usa-los, é inevitavel caso não hajam medidas de mudanças fundamentais no estilo de vida. Isto se refere à disciplina alimentar com consumo do que é indicado como alimentação saudavel.
Para os que continuam comendo exageradamente aquilo que engorda e mantendo o hábito de ingerirem refrigerantes DIET ou LIGHT, o "milagre é de curta duração.