< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone Minha Opinião Minha Opinião

Antidepressivos realmente funcionam?

A depressão é um mistério que envolve a Medicina e os pacientes. Casos são conhecidos há mais de 3 mil anos e cada vez mais pessoas no mundo se apresentam como candidatos diàriamente a fazerem uso de medicamentos antidepressivos.Apesar dessa persistência, os médicos ainda não conhecem com certeza as suas causas e até mesmo não sabem muitas vezes o que realmente é a depressão.Não sabendo o que é, como se propor a tratar?
Várias explicações são dadas a respeito de causas de depressão.Algumas delas se referem a alterações químicas no cérebro que fornecem lucros absurdos às indústrias que produzem medicamentos para combater os sintomas depressivos.Apesar da enxurrada de remédios lançados nas praças para o tratamento da depressão, o que se nota com frequência é o fato dos médicos acompanharem os pacientes e dizerem àqueles que se sentem melhor que continuem a fazer uso dos mesmos sem interrupções. Quando os clientes não se mostram com melhoras, são trocados os remédios para se tentar chegar a resultados mais satisfatórios.
Alguns médicos costumam tratar pacientes depressivos com hormonios, principalmente testosterona, outros recomendam fitoterápicos e outros ainda rejeitam a idéia de se tomar medicações e os encaminham à psicoterapia.
O que se tira disto tudo é que não existem consensos absolutos quanto ao melhor tipo de tratamento a ser usado.
A cada dia que passa, mais descontentamentos e insatisfações, por diversos motivos, levam pessoas a frustrações e sensações de infelicidade que acabam por conduzi-las a algum médico que aconselha o uso de algum antidepressivo. A recomendação mais usual é a de fazer uso constante e contínuo. Quer dizer que se deve tomar antidepressivo pelo resto da vida? É o que mais se vê no dia a dia.
Infelizmente,pacientes são induzidos a acreditarem que o antidepressivo os tirou do "fundo do poço" e, por isto, existe o medo de suspender o uso.Meus colegas prescritores desses medicamentos certamente não concordarão com essas minhas palavras porem reitero meus conceitos lamentando profundamente o fato de que, por culpa de nós, médicos, os pacientes acreditam que os remédios são milagrosos e dependemos deles para que nossas vidas evoluam de forma confortavel.
Devemos relembrar certos conceitos de SAUDE e um deles se refere ao fato de sermos nós mesmos os provedores dela.Se não nos esforçarmos individualmente para nos revitalizarmos e resolvermos nossos problemas com atitudes mais positivas, vamos nos acostumar a não sair do "fundo do poço".
<