< Dr. Sérgio Vaisman
Logotipo

Ícone Minha Opinião Minha Opinião

Os adoçantes artificiais são milagrosos?

Voce deve saber muito bem que as pessoas que lutam contra a balança procuram incessantemente consumir adoçantes artificiais que são encontrados principalmente nos alimentos DIET. Esses adoçantes ditos como "milagrosos" em muitos casos são lançados no mercado com a promessa de ajudarem na perda de pêso e darem sabores semelhantes ao açucar, o verdadeiro vilão.
Quando vamos a um restaurante, podemos observar a quantidade grande de clientes consumindo bebidas com adoçantes e, se prestarmos mais a atenção, tratam-se de pessoas com sobrepêso ou mesmo obesidade na maioria dos casos.Estes mesmos indivíduos passam a vida consumindo produtos DIET que os fazem acreditar que estão agindo corretamente na luta contra o excesso de pêso.
Será que isto é certo? Pois bem, antigamente, costumava-se usar a SACARINA como adoçante aliviando a vida dos diabéticos que não podiam consumir açucar. Devido ao gosto residual amargo, associou-se à sacarina o CICLAMATO DE SÓDIO, que fazia com que a semelhança com o sabor do açucar fosse mais próxima. Até que, por volta de 1980, a indústria resolveu lançar o ASPARTAME e, para ganhar terreno na disputa contra SACARINA e CICLAMATO, iniciou uma campanha denegrindo a imagem deste último composto, afirmando que poderia provocar câncer. Aí, todos os fabricantes de alimentos e bebidas com adoçantes artificiais migraram para o ASPARTAME e muitos ainda o mantem em suas composições. Entretanto, pesquisas exaustivas demonstraram que o aspartame é muito mais danoso à saude do que se poderia imaginar .A própria Coca-Cola, discretamente, tem procurado substituir o aspartame por outros edulcorantes. A "briga" continua e, após anos de "envenenamento" pelo aspartame, surgiu a SUCRALOSE. A propaganda exaustiva afirmou que este produto e´natural e derivado do próprio açucar da cana. GRANDE MENTIRA. A sucralose pertence a um grupo de açucares porem não tem semelhança química com aquele açucar que estamos acostumados a consumir desde que nos conhecemos como gente. Trata-se de um produto que, quando adicionado a uma bebida, principalmente se aquecida, libera um átomo de CLORO que atua negativamente no organismo podendo afetar o funcionamento de várias glândulas, principalmente a tireóide. Hoje já se sabe que SUCRALOSE pode provocar ou agravar hipotireoidismo e vários estudos em andamento tem demonstrado o surgimento de diabetes do tipo 2 e alguns casos de cancer em animais de laboratório.
Para encurtar nossa conversa, ASPARTAME e SUCRALOSE não contribuem para o emagrecimento alem de poderem provocar distúrbios no organismo incluindo doenças que podem evoluir com gravidade levando a sérias situações inesperadas.
Dentre os muitos adoçantes artificiais existentes no mercado, considera-se STÉVIA o mais confiavel no que diz respeito à própria saude porem não é tão apreciado devido ao fato de adoçar deixando um amargo residual na bôca e tambem um sabor metálico, o que desagrada.
Em suma, adoçantes artificiais devem ser usados com precaução e bem moderadamente porem sem que possamos considera-los milagrosos no processo de emagrecimento e, principalmente, tendo a consciência de que podem provocar sérios efeitos colaterais, muitos deles graves e irreversíveis.
Pense nisto.
<